REN entrega viatura 4x4 aos Bombeiros de Tábua
A REN – Redes Energéticas Nacionais ofereceu uma viatura 4x4 à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua, no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais, reforçando o compromisso da Empresa com a prevenção dos incêndios rurais. A viatura já está ao serviço, sendo uma mais-valia para a corporação ao longo de todo o ano, mas principalmente nesta altura de risco elevado de incêndios. Desde 2009, a REN doou 94 veículos a corporações de bombeiros e a equipas de prevenção de incêndios das autarquias.
A REN tem vindo ao longo dos anos a investir na prevenção, contribuindo para o combate aos incêndios rurais. Um trabalho realizado através da gestão e limpeza da vegetação e rearborização das faixas de servidão, mas também de uma estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e outras entidades ligadas à floresta. Em maio deste ano, a REN recebeu da Liga dos Bombeiros Portugueses a medalha de Serviços Distintos grau Ouro, pelo apoio prestado às corporações de Bombeiros Voluntários em várias regiões do país.
De acordo com João Gaspar, responsável da área de Redes Sustentáveis e Servidões, “o compromisso da REN para com a sustentabilidade implica não apenas a preocupação com o planeta como um todo, mas também o apoio contínuo a comunidades locais e às entidades a que estas confiam a sua segurança e do seu território. Através destas iniciativas de apoio aos Bombeiros e à Proteção Civil ajudamos no esforço de prevenção e combate aos incêndios, enfrentamos as alterações climáticas, limitando a libertação de gases com efeito de estufa durante os fogos, protegemos e fomentamos a biodiversidade e ajudamos a salvaguardar as populações. Estes são alguns dos pilares da estratégia de sustentabilidade da REN”.
Para o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua, Rui Andrade, esta doação vem reforçar o nosso parque de veículos e é sem dúvida uma importante ferramenta operacional que servirá de veículo de comando e de suporte às decisões nas operações de socorro.
Os bombeiros de Tábua e de Portugal devem-se sentir orgulhosos pela forma generosa que a REN presenteou as diversas entidades com a doação de veículos desta natureza.
Este ano, para além da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tábua, também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Alenquer receberam uma viatura por parte da REN.
A REN na defesa da floresta:
· A REN, em conjunto com a ANEPC, o ICNF e os municípios onde se encontram instaladas linhas elétricas e gasodutos afetos à concessão da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade e da Rede Nacional de Transporte de Gás, tem feito um trabalho constante na prevenção contra os incêndios rurais;
· A nível nacional, a REN tem quase 10 mil quilómetros (cerca de 35 mil hectares) de servidões de linhas elétricas e gasodutos, sendo que mais de 66% destas faixas de servidão (23 mil hectares) estão inseridas em espaços florestais. Nos últimos cinco anos, a REN efetuou a limpeza de mais de 38 mil hectares (7,2 mil hectares em 2022);
· Este trabalho é efetuado em terrenos que não pertencem à REN, o que implica um contacto com os proprietários antes de qualquer intervenção. Neste trabalho de prevenção, só no ano de 2022, foram contactados mais de 21 mil proprietários;
· Desde 2010, a REN rearborizou mais de 3,9 mil hectares nas áreas de servidão. Para além de aumentar a biodiversidade e a resiliência aos incêndios florestais, estas ações permitem também aos proprietários dos terrenos (22 mil entre 2010 e 2022) obter algum rendimento desses terrenos. Em 2022, uma das árvores mais plantadas pela REN foi o medronheiro, uma espécie autóctone com valor comercial, com a qual se reflorestou uma área de 240 hectares.
· No final de 2022, 39% da área florestal atravessada pela rede elétrica da REN em todo o país já tinha sido sujeita a estes projetos de rearborização, sendo que o objetivo da empresa é chegar a 2025 com 50% e a 2030 com 60%;
· Em 2022, e durante toda a época de incêndios, a REN teve em operação seis equipas de prevenção e vigilância, disponíveis 24 horas/dia, 7 dias por semana. Estas equipas estão equipadas com equipamento de primeira intervenção, que lhes permite fazer uma primeira intervenção de combate aos focos de incêndio;
· Desde 2009, a REN doou 94 veículos no âmbito da prevenção de fogos florestais. 64 veículos foram doados a corporações de Bombeiros Voluntários, 30 a equipas de prevenção de incêndios da proteção civil das autarquias.
Comentários