top of page
Foto do escritorRedação MourosTV

Praia Fluvial da Ronqueira inicia a época balnear amanhã, 17 de junho

A Praia Fluvial da Ronqueira inicia a época balnear 2023 amanhã, dia 17 de junho, prolongando-se até ao dia 10 de setembro.



A Praia Fluvial da Ronqueira, para além de ser uma praia galardoada com Bandeira Azul e dispor de serviço wi-fi, é também é uma praia acessível e praia saudável, com estruturas de apoio que visam garantir uma melhor acessibilidade a pessoas com mobilidade física condicionada e /ou com insuficiência visual e/ou auditiva.


Afirmando-se como uma praia inclusiva, a Praia Fluvial da Ronqueira é pois, um espaço aberto a todos, tendo à disposição:


- Espaços próprios para parqueamento; - Posto de vigia com Nadador-Salvador; - Percursos pedonais com pavimentação de fácil circulação em cadeira de rodas; - Plataforma elevatória para o acesso entre o nível da praia e do bar; - Cadeira anfíbia; - Rampa de acesso com corrimão; - Balneários com espaço próprio para estes utentes; - Bengalas e um andarilho para pessoas com dificuldades de mobilidade; - Sinalética em português, inglês e Braille, assim como lettring de dimensões apropriadas para indivíduos de visão limitada, assim como pictogramas; - Área para estadia de cães guia, com bebedouros. - Zona de areal;

- Espreguiçadeiras (gratuitas); - Chapéus de Sol; - Cinzeiros;

Junto à Praia Fluvial, os visitantes têm também à disposição: - Zona de Lazer e Parque de Merendas; - Campo de Voleibol de Praia.



Fora da zona de praia reservada a banhos, têm ainda a possibilidade de experienciar atividades náuticas, como canoagem e Stand Up Paddle, com o operador de exploração de atividades náuticas.


Nas imediações da Praia Fluvial da Ronqueira, os visitantes têm também o Ronqueira Lounge Bar, o Restaurante Gota de Água, assim como os alojamentos locais Quinta do Rio Alva e a Casa Mondora.

Património a visitar


Para quem gosta de aliar o descanso da praia a atividade física ou descoberta da região, a Grande Rota do Alva tem aqui um ponto de acesso; por outro lado, também a freguesia de Mouronho regista um assinalável património religioso: capela de Nossa Senhora da Conceição, capela do Senhor dos Passos, capela de Santa Catarina, capela de Santo Amaro, capela de S. João Evangelista, capela de Santo António, capela de Nossa senhora da Luz, capela de S. João e ainda a capela de Vale da Urze. Deste património religioso da freguesia, registam-se ainda as alminhas de Mouronho, Pousadouros, da Malhada Velha, da Pereirinha e da Serra da Moita.



No que se refere a património civil, a casa da família do Juiz Desembargador Taborda assume pleno destaque: é uma casa solarenga, do século XVIII, conforme nos atesta a gramática estilística que a capela do mesmo solar exibe.



513 visualizações

Comments


bottom of page